Apresentação do Projeto
Organograma de Hierarquia
Pontos a serem citados:
Recrutamento e seleção;
Tabela de horários;
Critérios de liberação;
Necessidades de treinamento;
Reconhecimento e premiação;
Conformidade e segurança.
Funções e responsabilidades:
Função;
Autoridade;
Responsabilidade;
Competência.
GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM PROJETOS
“Esta é a história de quatro pessoas chamadas Todo Mundo, Alguém, Qualquer Um e Ninguém. Era um importante trabalho a ser feito e Todo Mundo foi designado para fazê-lo. Todo Mundo tinha certeza que Alguém iria fazê-lo. Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém o fez. Alguém ficou furioso pois o trabalho era de Todo Mundo . Todo Mundo pensou que Qualquer Um poderia tê-lo feito, mas Ninguém percebeu que Todo Mundo não o faria. No final, Todo Mundo culpou Alguém porque Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”
Já ouviu essa história? O trabalho do projeto é realizado pela equipe. O gerente é muitas vezes comparado ao maestro de uma orquestra (Veja esse video: Lead Like the Great Conductors). Ou seja, o gerente-maestro precisa da equipe para realizar o concerto ao mesmo tempo em que a equipe precisa ser afinada e direcionada para um bom concerto. Além disso, o gerente-maestro precisa identificar os talentos diferentes e os colocar nas atividades e posições corretas.
Analogamente, o Gerenciamento dos Recursos Humanos inclui contratação, designações, treinamentos, desenvolvimento da equipe, recompensas e outros aspectos relevantes da gestão de pessoas no projeto. Esses processos asseguram que os recursos humanos serão utilizados de modo efetivo e eficaz ao longo do projeto, obtendo a máxima performance por meio da designação das pessoas certas nas funções adequadas.
Lidar com pessoas exige uma grande capacidade de comunicação e negociação do gerente do projeto, uma vez que é preciso compreender as necessidades individuais. O gerente do projeto precisa balancear seu comportamento