apresentação projeto
DESENHO DE INTERVENÇÕES INCLUSIVAS
Problemática / Território / Público-Alvo:
A problemática social base a partir da qual o projeto delineou a sua ação é a exclusão social que afeta um grande número de crianças e jovens e suas famílias, do Concelho de Faro, nomeadamente dentro da comunidade Cigana, e que os impossibilita de viverem plenamente os seus direitos e deveres enquanto cidadãos portugueses. Pretendemos promover ações que invertam esta situação, em três áreas chave:
Educação, formação e empregabilidade e Participação cívica. O públicoalvo da nossa intervenção pertence maioritariamente (mas não exclusivamente) à comunidade cigana do Concelho de Faro, distribuído por acampamentos (núcleos) em zonas urbanas e rurais.
Sumário e Enquadramento
A grande linha estratégica do projeto, baseia-se na proximidade estabelecida entre a equipa e a comunidade, que possibilita uma intervenção eficaz e permite uma co-responsabilização do públicoalvo, atingindo consideráveis níveis de participação, desde o planeamento até à execução de atividades. Trabalharemos na perspetiva do empowerment comunitário, e irá utilizar uma metodologia bottom-up – de baixo para cima, a partir da visão e da perceção da comunidade, e potenciando o aumento da sua capacitação e poder, como importantes resultados para a melhoria de competências. Procuraremos apoiar a comunidade na identificação de questões que são importantes e relevantes para a sua vida, permitindo desenvolver estratégias para a resolução dessas questões.
Organograma do projeto – Lógica de intervenção
OBJECTIVO GERAL DO PROJETO
Objetivo Especifico 1.1
Objetivo Especifico 1.2
Objetivo Especifico 1.3
Resultados
Resultados
Resultados
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
OBJECTIVO GERAL
Contribuir para o aumento dos índices de escolarização e/ou formação, da empregabilidade e da participação cívica das crianças, jovens e suas famílias