Apresentação do Negócio - Pousada
O negócio de pousadas representa opção de hospedagem para quem procura preços mais acessíveis, fora dos grandes centros. As instalações, equipamentos e serviços mais simples, fazem da pousada uma ótima opção para quem procura o aconchego do ambiente familiar, alimentação e lazer. Hoje já há uma tendência de pousadas que apresentam elementos arquitetônicos caracterizados, tais como: ambientes para aumentar a comodidade dos clientes.
As pousadas, assim como os hotéis, estão se especializando em explorar as possibilidades da região onde estão instaladas, tais como: elementos históricos, esportes radicais, as frutas típicas, a culinária tradicional, lazer praia ou lazer montanha, o ambiente de fazenda, clima de montanha, etc. A definição do segmento de clientela a ser atendido é fundamental para o sucesso do negócio. Pousadas voltadas para o público da terceira idade estão em alta, essas pessoas tem renda mensal garantida e poucos gastos, além de dias de semana livres e vontade de viajar e aproveitar a vida. Além disso, a população brasileira está ficando mais velha.
Mercado
O Setor de Hotéis e pousadas apresentou sinais de recuperação em 2005, após passar por um período de baixas taxas de ocupação e queda nas diárias médias entre 2001 e 2004. Essa recuperação deve-se em parte a uma desaceleração no investimento em novos empreendimentos e também ao encerramento da atividade de alguns hotéis antigos, somado ao crescimento da demanda pelo turismo interno ocorrido no ano. As pousadas e pequenos hotéis já representam 68% dos meios de hospedagem, o que corresponde a 17.000 estabelecimentos, segundo a Embratur. Segundo o Jornal Valor Econômico no suplemento “O Mercado de Hotéis no Brasil”, em 2005 a demanda hoteleira cresceu 9% e a diária aumentou 6% no ano.
No último ano, com a crise do setor aeronáutico, o segmento de hotelaria em geral sentiu a redução no índice de ocupação, especialmente com o cancelamento de pacotes turísticos, por