Apresentação cobit
COBIT é a sigla referente a "Control Objectives For Information end Relatet Technology", ou traduziindo para português, Objetivo de Controle para Tecnologia da Informação e Áreas Relacionadas.
O COBIT é um compêndio de boas práticas que visa dar suporte a Governanca de Ti
Governança de IT: É de responsabilidade do grupo de diretores e gerência executiva. É parte integrante da governança corporativa e consiste da liderança e estruturas organizacionais e processos que asseguram que a organização de TI sustenta e amplia os objetivos e estratégias organizacionais.
As cinco áreas focais da Governança de TI:
• Alinhamento Estratégico - focado em assegurar a integração entre os planos estratégicos de negócios e de TI, na definição, manutenção e validação dos propósitos de TI, e no alinhamento das operações de TI com as operações corporativas.
• Entrega de Valor - executando propostas de valor através de um ciclo de entrega, assegurando que as entregas de TI atendem aos benefícios estabelecidos na estratégia e, principalmente, na otimização dos custos, comprovando o valor essencial de TI.
• Gerenciamento de Recursos - a otimização e gerenciamento dos investimentos nos recursos críticos de TI: processos, aplicações, infra-estrutura e informação. Principalmente relativo à otimização do conhecimento e da infra-estrutura.
• Gerenciamento de Risco – requerido com uma consciência pelos executivos seniores da corporação, o entendimento claro da vontade da organização por risco, a transparência sobre o significado dos riscos para a corporação e as responsabilidades do gerenciamento de riscos.
• Medição de Desempenho - rastrear e monitorar a implementação da estratégia, conclusão de projetos, utilização de recursos, execução dos processos e entrega de serviços, utilizando, por exemplo, "balanced scorecards" (BSC) que traduzam a estratégia em ações para atingir as metas mensuráveis, além da verificação convencional.
CONTEXTO DE