Apresentação ao laboratório de química
Um laboratório que traz segurança ao profissional precisa ter água em abundância, equipamentos de primeiros socorros, ventilação e iluminação favoráveis. Não se pode esquecer-se dos equipamentos de segurança pessoais dos químicos, que são: avental de mangas longas (jaleco) para proteger os braços, óculos de segurança para os olhos, sapato fechado e luvas de borracha.
Toda essa proteção é essencial, pois em um laboratório químico existem produtos perigosos, como os ácidos corrosivos que precisam ficar em locais de segurança, pois como o nome já diz, possuem um alto poder de corrosão.
Objetivo:
Realizar operações simples, conhecer materiais e equipamentos disponíveis no laboratório de química A.
Materiais e Reagentes:
Materiais
Água 5 moedas de 10 centavos dourados
Balança Pinça de madeira
Bécher Tubo de ensaio
Bico de Bunsen
Balão volumétrico Tela de amianto
Bureta Tripé
Chama oxidante Pinça de metal
Estante de ferro Pêra
Fósforo Pipeta aferida e graduada
Garras Pipetas graduadas e volumétricas
Gás Suporte univ.
5 moedas de 50 centavos(nova) Series de diluição
Parte Experimental: Prática com Bico de Bunsen
1.1. Verificou-se se todos os outros Bicos de Bunsen estavam fechados, abriu-se a válvula principal, abriu-se a válvula intermediária, acendeu-se um ignitor e abriu-se a válvula do Bico de Bunsen e acendeu-se o Bico de Bunsen.
Com o uso da chama oxidante atinge temperaturas mais altas, e com o bico devidamente regulado foi ensaiado o aquecimento de água até a fervura em um tubo de ensaio com ajuda de uma pinça de metal em direção à parede em sua frente para que não aconteçam