Nothing
Aplicação Industrial
Resumo: Vários fatores e características devem ser considerados na seleção de um ou mais pigmentos para uma aplicação cerâmica específica. Entre estes fatores são importantes a estabilidade térmica, a intensidade e a uniformidade das cores obtidas, o tamanho de partículas dos pós e o custo final. Além disso, o pigmento é apenas um componente de um sistema no qual pode-se incluir o esmalte e o corpo cerâmico, opacificadores, aditivos e uma série de outros, e o veículo de aplicação.
A compatibilidade desses diversos componentes reserva sempre muita atenção.
Palavras-chave: pigmentos inorgânicos, cerâmicos, decoração, corantes
Introdução :O aspecto estético e em particular a cor representam frequentemente o parâmetro condicional a obtenção de um material cerâmico ou vítreo cuja seleção é raramente deter-minada por peculiares propriedades funcionais. Entre os possíveis métodos de coloração (precipitação, fusão de ions metálicos de transição, “scattering”, fluorescência, etc...), por razões sejam técnicas ou econômicas, a maneira mais eficaz de fornecer e estabelecer uma coloração estável a um produto cerâmico é a utilização de um pigmento.
Definição
Se define pigmento um particulado sólido, orgânico ou inorgânico, branco, preto, colorido ou fluorescente, que seja insolúvel no substrato no qual venha a ser incorporado e que não reaja quimicamente ou fisicamente com este1,2.
Ao contrário do que acontece com as tintas (ou corantes), as quais são solúveis no substrato perdendo as próprias características estruturais e cristalinas, o pigmento fornece a cor através da simples dispersão mecânica no meio a ser colorido. Classificação:A classificação dos pigmentos pode ser de em vários modos: com base na origem, cor, a constituição química, o método de preparação e o uso. Todavia, a classificação basicamente é aquela que divide os pigmentos em dois grupos muito gerais: pigmentos