APRESENTANDO A SEGURAN A DO TRABALHO
No Brasil, todos os anos, diversos trabalhadores se acidentam, morrem ou sofrem alguma incapacitação permanente no trabalho. Apesar das estatísticas alarmantes, esse fato permanece longe do conhecimento da sociedade brasileira. Em 2010, foram mais de 700 mil acidentes, 14.097 incapacitações permanentes e 2.712 óbitos. Com certeza esses números irão surpreender a muitos que estão lendo esta breve introdução e, para mostrar a verdadeira dimensão do problema, saiba que gastamos quase 51 bilhões de reais por ano com despesas relacionadas aos acidentes de trabalho.
Felizmente, o Brasil tem passado por muitas transformações com reflexos nas áreas de segurança e saúde no trabalho. A construção de uma cultura de segurança já começa a aparecer, ou seja, a existência de novos sistemas está possibilitando o desenvolvimento de uma nova mentalidade onde a produtividade, a qualidade do produto e, também, o lucro se desenvolvem paralelamente à qualidade de trabalho e de vida. A segurança do trabalho está inserida neste momento de transformações e já está recebendo a devida importância, principalmente em empresas produtivas, organizadas e modernas. Mas a caminhada ainda será longa, pois estamos no início do processo que, além de técnico, tem seu lado cultural, onde a preocupação com a saúde dos trabalhadores não é uma referência padrão. A partir de agora, você está entrando para o time dos batalhadores prevencionistas, daqueles que acreditam que é possível existir desenvolvimento juntamente com bem-estar social.
A disciplina de Segurança no Trabalho I objetiva apresentar ao aluno as origens da prevenção, analisando os aspectos históricos envolvidos e introduzir a legislação, bem como algumas definições básicas para o desenvolvimento da disciplina.
Segurança do Trabalho é a matéria que visa educar, normatizar, criar procedimentos que levem à eliminação dos riscos de acidentes. Para que tenha o efeito esperado, deve fazer parte da política das