Apresentac a o Contraventamento
539 palavras
3 páginas
Estruturas Metálicas – Sistemas deContraventamento
Participantes:
Arlei Cata Preta Vaz
Fabiano Aparecido Oliveira
Janos Fernandes
Rafael Campos Moura
Samuel Mayrinck
Stephanie Nunes Pinto Machado
Willy Hendel Rangel
Introdução
A ação do vento pode causar muitos estragos para a cidade e danos irreparáveis para as estruturas. Ventos fortes podem danificar redes de energia elétrica, interromper o trânsito nas pontes, fechar aeroportos e causar queda de estruturas mal projetadas.
Nas estruturas de edifícios altos e esbeltos, a ação do vento pode provocar deslocamentos horizontais significativos e, em conseqüência, momentos fletores de segunda ordem. Este efeito pode se tornar ainda mais crítico nas edificações com lajes lisas e lajes cogumelo, tendo em vista que nesses casos não existe o contraventamento das vigas. Desta maneira, as edificações devem ser suficientemente rígidas não apenas para resistir aos esforços atuantes, mas também garantir a estabilidade global da estrutura.
Num contexto geral, existe vários tipo de soluções possíveis para a concepção de sistemas de contraventamento, que podem ser constituídas de pórticos formados por pilares e vigas, pilares-parede, enrijecedores inclinados formando treliças, núcleos rígidos formados pela associação de pilares-parede ou ainda a utilização de sistemas tubulares, formados pela associação de elementos rígidos no contorno das fachadas.
Estruturas De
Contraventamento
Para auxiliar a compreensão do conceito de estruturas de contraventamento, apresentase primeiramente o conceito de rigidez. De um modo genérico, rigidez .é a propriedade do material que age contra o esforço aplicado ao elemento, ou seja, é a capacidade do material de se manter indeformado. A Figura ajuda a entender melhor o que é um corpo rígido.
Estruturas de
Contraventamento
Segundo a NBR 6118/2014 em seu item 15.4.3, “por conveniência de análise, é possível identificar, dentro da estrutura, subestruturas, que devido à sua grande