APRESENTA O
Sua primeira proveniência teria sido do Baixo Amazonas, e logo ela se expandiria, em direção ao Sul. Acredita-se que, antes da chegada dos portugueses, já ocupavam quase todo o interior do Brasil.
Utensílios e hábitos
Os índios faziam grandes vasilhas de cerâmicas para o preparo das bebidas e depósito de alimentos. Muitas vezes enterravam seus mortos dentro desses grandes vasos, que, reutilizados eram transformados nas chamadas urnas funerárias. Os indígenas produziam também objetos de cerâmica, adornos de conchas, de pedras e de penas. Alguns dos objetos de adorno eram usados em atividades sociais coletivas, festas e rituais.
Em algumas tribos tupi-guaranis encontramos a prática do canibalismo. Nestes rituais, estas tribos acreditavam que ao comerem o inimigo ganhariam a força e as habilidades dele. Ao matar seu inimigo o índio recebia mais um nome aumentando sua autoridade diante do grupo.
As cerimônias religiosas eram dirigidas por homens, chamados pajés, mas as mulheres participavam dos rituais como profetisas. Eles davam muita importância aos sonhos e profecias e em época de conflitos e nunca partiam para um combate sem antes ouvir pajé. Acreditavam nos espíritos, principalmente dos parentes mortos.