APARELHOS AUDITIVOS
APARELHOS AUDITIVOS
Um aparelho auditivo tem como finalidade ajudar as pessoas com uma PERDA AUDITIVA a perceber os sons. Atualmente, graças ao desenvolvimento da TECNOLOGIA DIGITAL e a um design bastante avançado, é possível encontrar aparelhos auditivos tão pequenos que podem ser colocados no fundo do canal auditivo – sem prejuízo da reprodução sonora, a qual é tão clara e cristalina, como a dos melhores reprodutores sonoros modernos. Os aparelhos auditivos melhoram a compreensão da fala em várias situações e dão suporte às muitas funções do sistema auditivo humano como localização sonora, compreensão, etc.
A decisão para utilizar um ou dois aparelhos auditivos depende principalmente do tipo de perda auditiva. Entretanto, se existe perda auditiva em ambos os ouvidos, utilizar dois aparelhos auditivos é recomendado, já que isso ajuda na localização de sons e permite uma audição aprimorada, especialmente em ambientes barulhentos. Um aparelho auditivo convencional é constituído pelas seguintes partes:
Um Microfone que capta os sons e os transforma em sinais elétricos.
Um Amplificador que aumenta o volume sonoro.
Um Alto-falante (em aparelhos auditivos chamado um telefone, que volta a transformar os sinais elétricos em sons.
Um Molde que assegura que o aparelho auditivo assente bem no canal auditivo, por onde os sons são transferidos para o tímpano (aparelhos do tipo retroauricular). Um Tubo de plástico que conduz o som do aparelho auditivo para o molde
(aparelhos do tipo retroauricular).
TIPOS DE APARELHOS AUDITIVOS
APARELHO RETRO-AURICULAR
Estes modelos de aparelhos são chamados de “Aparelhos intraauriculares” ou simplesmente “ITE”. Neste modelo o circuito e componentes ficam em uma cápsula personalizada que se encaixa perfeitamente dentro da porção externa da orelha.
APARELHO INTRA – CANAL
Estes modelos de aparelhos são chamados de “Aparelhos intracanais” ou simplesmente “ITC”, são menores que os ITEs, tendo como
diferencial