Doenças no aparelho auditivo
Toda infecção do ouvido é chamada de otite.
A otite externa é uma infecção da região da orelha externa, revestida por pele e constituída pelo pavilhão auricular e o conduto auditivo externo que termina numa membrana chamada tímpano. Sua função é localizar a fonte sonora, amplificá-la e levá-la até a segunda região, a orelha média, onde se localiza a trompa de Eustáquio, que estabelece uma ligação com o nariz. Na orelha média, o som é amplificado mais ainda, até atingir a orelha interna formada pela cóclea e os canais semicirculares. Infecção na orelha média é chamada de otite média.
Causa
É uma infecção por bactérias e vírus que provoca inflamação que se não for tratada pode levar à perda total da audição. Geralmente ocorre depois ou durante ripes, resfriados... é mais comum em crianças, mas ocorre também em pessoas de qualquer idade.
Sintomas
-Dor muito forte
-Diminuição da audição
-Febre
-Falta de apetite
-Secreção local
OBS: em casos mais graves, pode ocorrer a ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.
Diagnóstico
Se baseia nos sintomas e no exame do ouvido com aparelhos específicos como o otoscópio e microscópio.
Tratamento
Requer o uso de antibióticos e analgésicos. Em dias a febre desaparece, mas a audição pode demorar mais um pouco para voltar ao normal, se não voltar ao normal com o tempo, pode ser sinal de secreção retida atrás da orelha média, onde será retirada cirurgicamente através de uma pequena incisão no tímpano.
Recomendações
-Procure o médico sempre que tiver dor de ouvido
-Não se automedique para aliviar a dor
-Evite a entrada de água no ouvido
-Sempre limpe as secreções nasais provocadas pelas gripes e resfriados, para evitar o acúmulo destas no nariz e na garganta
-Não amamentar o bebê deitado, pois isso favorece a entrada de líquidos em sua tuba auditiva
-Vacine seu filho contra gripe