Apresenta O Tubula O 1 Enviar Para Alunos
E VASOS DE PRESSÃO
Prof. Helton Barbosa
Engenharia Mecânica 2015/1
BIBLIOGRAFIA
1. Silva Telles, P.C. Tubulações Industriais – Materiais, Projeto,
Montagem. 10a. edição, Livros Técnicos e Científicos Editora
S.A. 2001.
2. Normas PETROBRAS.
3. Normas ABNT.
INTRODUÇÃO
TUBOS
Condutos fechados, destinados ao transporte de fluidos;
São de seção circular, apresentando-se como cilindros ocos;
Grande maioria funciona como condutos forçados, isto é, sem superfície livre, com o fluido tomando toda área da seção transversal. INTRODUÇÃO
TUBULAÇÃO
Tubulação é um conjunto de tubos e de seus acessórios
A necessidade da existência das tubulações decorre principalmente do fato do ponto de geração ou de armazenagem dos fluidos estar, em geral, distante do seu ponto de utilização.
Servem para o transporte de todos os materiais capazes de escoar, isto é, todos os fluidos conhecidos, líquidos ou gasosos, assim com materiais pastosos e fluidos com sólidos em suspensão.
INTRODUÇÃO
IMPORTÂNCIA NA INDÚSTRIA
A importância das tubulações na indústria é enorme; todas as indústrias têm redes de tubulações de maior ou menor importância, e quase todas essas redes são essenciais ao funcionamento da indústria.
A importância é ainda maior nas chamadas indústrias de processo, nas quais as tubulações são os elementos físicos de ligação entre os equipamentos (vasos de pressão, reatores, tanques, bombas, trocadores de calor, etc.), por onde circulam os fluidos de processo e de utilidades.
INTRODUÇÃO
IMPORTÂNCIA NA INDÚSTRIA
Nessas indústrias o valor das tubulações representa em média,
20 a 25% do custo total da instalação industrial. A montagem das tubulações atinge, em média, 45 a 50% do custo total da montagem de todos os equipamentos. O projeto das tubulações vale, em média, 20% do custo total do projeto da indústria. Indústria de processo é um nome genérico para designar as indústrias em que materiais fluidos sofrem transformações físicas e/ou químicas, ou