Apresenta O Trabuco
TRABUCO
Projeto e Construção
Ismael Bender
Ivan Rohers
Guilherme Reis
Introdução
• Este trabalho apresenta a experiência envolvendo o projeto e construção de catapultas do tipo trabuco como uma atividade complementar às aulas da disciplina Física Experimental
The Trebuchet
• Trabuco é uma arma de cerco empregada na Idade
Média com a finalidade de esmagar os muros de alvenaria ou para atirar projéteis por cima deles, similar à catapulta. É chamado às vezes de trabuco de contrapeso, para se distinguir de outra arma, o trabuco de tração, criado antes do trabuco de contrapeso.
No Brasil, é também uma forma popular de se referir a revólveres ou espingardas de grosso calibre e, geralmente, de fabricação antiga como o bacamarte.
Princípios básicos do funcionamento
• O mecanismo do trabuco consiste em transformar a energia potencial (neste caso, energia potencial gravitacional) em energia cinética. Seu mecanismo deriva da funda. Nem toda a energia potencial irá se transformar em energia cinética: uma parte se dissipa em forma de atrito. O tamanho do contrapeso é diretamente proporcional à velocidade do projétil, pois quão maior o contrapeso, com mais força o projétil será lançado. Exemplos
Cálculo
Esboço da trajetória de um projétil sem resistência do ar, onde “v” é a velocidade de lançamento, e o ângulo de lançamento é representado pelos ângulo γ.
Alcance máximo: 10 metros
Onde temos as seguintes fórmulas para: Tempo de voo:
Alcance máximo:
O alcance máximo é atingido quando o ângulo de lançamento, γ, é 45º. Sempre
O "fim" dos trabucos
• Com o surgimento da pólvora, o trabuco perdeu seu lugar como a "melhor escolha" para o canhão.
Trabucos foram utilizados tanto no ataque de Burgos (1475 — 1476) e o ataque de Rodes (1480). A última utilização militar foi registada por Hernán Cortés, em 1521, no ataque à capital asteca.
Conclusão
• Com a pesquisa e estudo do trabuco nesse trabalho podemos dizer que foi um item bélico muito importante