Apresenta O Trabalho De F Sica
MÓDULO 4/NEJA
FARNEY DE ASSIS GOMES E GRAZIELE
MOREIRA
CORRENTE ELÉTRICA
CORRENTE ELÉTRICA
RESUMO
A corrente elétrica é causada por uma diferencia de potencial elétrico
(d.d.p/tensão). E ela é explicada pelo conceito de campo elétrico, ou seja, ao considerar uma carga A positivo e outra B negtiva, então há um campo orientado da carga A para B. Ao ligar-se um fio condutor entre as duas, os elétrons livres tende a se deslocar no sentido da carga positiva, devido ao fato de terem cargas negativas, lembrando que sinais opostos são atraídos.
O QUE É CORRENTE ELÉTRICA?
•A corrente elétrica consiste no movimento ordenado de cargas elétricas, através de um condutor elétrico. A corrente elétrica é definida como corrente elétrica real (sentido dos movimentos dos elétrons) e corrente elétrica convencional (consiste no moviento de cargas positivas).
O QUE É CONDUTOR ELÉTRICO?
•Condutor elétrico é todo o material que permite a mobilidade fácil dos elétrons, sendo os melhores condutores os metais. Quando o material não permite essa mobilidade dos elétrons, ele é dito isolante, por exemplo madeira.
HÁ QUANTOS TIPOS DE
CORRENTES ELÉTRICAS E QUAIS
SÃO ELES?
•Há dois tipos de correntes elétricas: Corrente contínua - geradas por pilhas e baterias. correntes alternadas - geradas por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas.
A PASSAGEM DA CORRENTE
ELÉTRICAS ATRAVÉS DOS
CONDUTORES ELÉTRICOS
•A passagem acarreta diferentes efeitos, dependendo da natureza do condutor e da intensidade da corrente. È comum dizer-se que a corrente elétrica tem cinco efeitos principais: fisiológico (ou joule), químico, magnético e luminoso.
EFEITO FISIOLÓGICO
•Corresponde a passagem da corrente elétrica por organismo vivos. A corrente elétrica age diretamente no sistema nervoso, provocando contrações musculares, quando isso ocorre, dizemos que houve um choque elétrico.
EFEITO TÉRMICO
•O efeito térmico, também conhecido