Apresenta O Trabalho De F Sica
9° ANO A
Raios Solares:
Divergentes ou
Paralelos
UOL Ciência/Stephen Alvarez/National Geographic Stock/Caters News
A foto acima, revela uma incrível curiosidade sobre os raios solares que atingem a Terra: eles são praticamente paralelos! Ou seja, , não convergem nem divergem.
Raios solares praticamente paralelos entram na caverna Se medirmos com cuidado, veremos que os raios na foto não estão perfeitamente paralelos. Mas isso é porque o fotógrafo está no fundo da caverna. Mesmo assim, vemos que o feixe de luz é muito mais cilíndrico
(raios paralelos) do que cônico (raios divergentes).
Se os raios fossem divergentes, veríamos algo mais ou menos como está foto onde, os raios não "batem" com o feixe de luz que está entrando pelo buraco.
Então eles são paralelos? Os raios de luz solar, quando deixam a nossa estrela, espalham-se em todas as direções. Então, consideramos que os raios solares que deixam o Sol divergem e, portanto, não são paralelos.
Raios solares que deixam o Sol e atingem a Terra (fora de escala)
O valor deste ângulo θ é praticamente 0,5o ! É praticamente zero.
Portanto, na prática os raios solares que chegam na Terra são praticamente paralelos. Em outras palavras, o feixe de luz é cilíndrico. São paralelos ou Divergentes?
São Paralelos e
Divergentes!!!
Os raios de luz que deixam o Sol são paralelos? Os raios de luz solar que chegam na Terra são paralelos? Não, pois eles são divergentes. Sim, com muito boa aproximação, pois divergem em apenas meio grau (quase
zero).