Apresenta o TID
ACESSIBILIDADE
“UMA VISÃO SOBRE A CIDADE DE
JEQUIÉ”
FTC – CAMPOS JEQUIÉ
CURSO ENGENHARIA CIVIL
TID
ALUNOS:
• AUGUSTO JOSÉ ALMEIDA DE SANTANA
• EVILA ARÁUJO
• FÁBIO SILVA AMPARO
• JOSÉ MAURICIO
• MARCIO MANOEL LOPES MATOS
• MARIA DOLORES ALMEIDA AMPARO
MOBILIDADE URBANA E ACESSIBILIDADE
“UMA VISÃO SOBRE A CIDADE DE JEQUIÉ” Palavras Chave: Mobilidade urbana, acessibilidade, construção civil. RESUMO Com o aumento constante do número de automóveis nas ruas e o não menos importante aumento populacional das cidades, a mobilidade urbana tornou-se um dos grandes desafios das cidades contemporâneas.
Evoluídos sem planejamento e sem visão de futuro, a maioria dos municípios brasileiros sofrem para resolver essa problemática, que, interfere decisivamente no dia-a-dia das pessoas e no desenrolar de todas as atividades cotidianas.
Para resolução de problemas dessa natureza, preocupação ímpar existe na adequação da mobilidade às regras de acessibilidade, principalmente aos portadores de deficiência e outras dificuldades.
Neste panorama Jequié mostra-se uma cidade que parou no tempo, uma vez que a mais de dez anos da vigência das legislações que balizam o desenvolvimento de mobilidade e acessibilidade, pouco se vê de concreto no trânsito, nos ambientes públicos e privados.
INTRODUÇÃO Caminhar é o modo de transporte mais utilizado por pessoas em áreas urbanas. No entanto, devido à dinâmica social e o desenvolvimento tecnológico dos meios de transporte, o espaço público tem se tornado cada vez mais adaptado à utilização de modos mais velozes
A mobilidade das cidades tem se tornado um desafio cada vez maior com o passar do tempo. Em 10 anos, a frota de automóveis e motocicletas cresceu 400% no Brasil e o transporte individual, que parecia ser uma grande solução no século XX, passou a ser um problema nos dias atuais, em razão da paralisação do trânsito e do desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais causados. Estudo divulgado