Apresenta O Meio Ambiente 2015
Na atual realidade em que vivemos, uma das maiores preocupações da humanidade é o futuro do nosso planeta. Grande parte dessa preocupação origina-se do desmatamento indiscriminado das florestas brasileiras, das queimadas em extensas áreas verdes e da exploração ilegal de madeiras de lei.
Na vida moderna, todos os setores da economia dependem de um fluxo constante de materiais, em um ciclo que começa na extração de matérias primas naturais, e segue em sucessivas etapas de transformações industriais, transporte, montagem, manutenção e desmontagem final. (AGOPYAN E JOHN, 2011, p.74)
A questão é: como aliar o uso da madeira com a sustentabilidade ?
Na tentativa de poupar o corte de árvores, buscam-se alternativas que muitas vezes são mais prejudiciais ao meio-ambiente.
Ao se optar pela escolha de um produto, deve-se levar em conta várias características que comprovam seu respeito ao meio-ambiente: disponibilidade da matéria-prima, impacto ambiental na extração, transporte, utilização e demolição, eficiência na energia embutida, durabilidade, manutenção, reutilização e os aspectos humanos.
madeira na construção civil
A madeira é um recurso insubstituível. A humanidade desde a antiguidade vem moldando a natureza de forma a desenvolver sua capacidade em edificar. As características únicas de beleza, charme, conforto térmico e acústico, fácil manuseio e usinagem, leveza, fonte renovável, grande resistência mecânica, estabilidade e durabilidade que só a madeira proporciona, fazem desde recurso uma opção indispensável em qualquer projeto.
Várias civilizações fizeram da madeira uma referência de sua história. Figura 2 –Igreja da Dormição-Rússia
Fonte: BDM
Figura 1–Templo Horyu-ji
Fonte: Wikipédia
No Brasil, os primeiros relatos de construções em madeira referem-se às malocas indígenas.
Figura4 – Moradias ribeirinhas
Fonte: Wikipédia
A arquitetura evoluiu para o uso predominante do concreto e aço e com