Apresenta O Do Trabalho II
Instrumentos de
Dominação.
Com um mercado cada vez mais competitivo, uma organização para sobreviver e se destacar precisa oferecer uma série de diferencias: Qualidade do produto
Eficiência;
Variedade;
Rapidez na entrega
Garantia daquilo que se produz
O que muitas vezes nos esquecemos é o preço pago por trabalhadores para que este padrão seja alcançado e mantido. Ultimamente tornou-se comum as notícias sobre empresas que estão sendo investigadas sobre trabalho escravo. Só então passamos a ver as nossas organizações como sistemas que exploram seus empregados para seus próprios fins. O vício de trabalhar em excesso, os acidentes e as doenças ocupacionais, o stress social e mental passam a ser vistos como o preço imposto a um grupo de pessoas para atender aos interesses de outras.
Nossas organizações estão matando-nos. • Não é somente o ambiente, o alimento e a natureza que são perigosos para a vida hoje em dia. O trabalho em muitas organizações também é. Todo ano, centenas de trabalhadores em todo o mundo morrem por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
Mais de 100.000 mortes ocorrem só na América do Norte. O
Brasil ocupa o 4º lugar no ranking de mortes causadas por acidente de trabalho. Outras centenas de milhares de trabalhadores sofrem de doenças ocupacionais que variam de gravidade, tais como doenças do coração, da vista, dores nas costas, stress ou doenças pulmonares.
Intencionalmente ou não, as organizações geralmente têm um grande impacto negativo sobre o mundo em que vivemos. As organizações geralmente são usadas como instrumentos de dominação que promovem interesses egoístas de elites à custa de outros interesses, e existe um elemento de dominação em todas as organizações.
Organização e dominação: Uma história baseada na exploração
Ao longo dos tempos a organização é associada com os processos de dominação social onde o individuo ou grupo impõe suas vontades
(interesses) sobre os outros.
A visão de Max Weber
•