Apresenta O Ciclo Enxofre
Ciclo do enxofre
O enxofre é uma substância amarela encontrado no solo e nas rochas sedimentares, rochas vulcânicas, no carvão e gás natural, e que queima com facilidade.
O cheiro que caracteriza o enxofre não é dos melhores, pois adquire um odor de ovo podre quando presente como ácido sulfídrico (H2S).
Esta característica olfativa se faz quando enxofre é misturado com o hidrogênio.
As proteínas dependem basicamente do enxofre. O enxofre é encontrado no solo em combinações de sais de sulfato, sulfetos e minério.
Nas proximidades de vulcões, o enxofre é encontrado na sua forma original, razão pela qual há muitas unidades de exploração nestas regiões.
O enxofre é essencial a vida faz parte da molecula de proteina, vitais ao nosso corpo, estando presente em nosso corpo cerca de 140 g.
A natureza recicla o enxofre sempre que um animal ou planta morrem, quando apodrecem as substâncias chamadas de sulfatos, combinadas com a água são absorvidas pelas plantas.
Quando o ciclo é quebrado animais e plantas sofrem, isso vem acontecendo atravez da constante queima de carvão petroleo e gás. Esses combustíveis são chamados fósseis.
O ciclo do enxofre compreende 6 etapas básicas:
1- As plantas absorvem compostos contendo enxofre além dos sulfatos;
2- Na produção de aminoácidos das plantas o hidrogênio substitui o oxigênio na composição dos sulfatos;
3-Os seres vivos se alimentam das plantas;
4- microorganismos decompõe os aminoácidos que contêm enxofre nos restos de animais e plantas, criando sulfeto dehidrogênio;
5- o enxofre é extraído do sufeto por bactérias e microorganismos;
6- sulfatos são produzidos pela ação de microorganismos na combinação do enxofre com o oxigênio.
O enxofre apresenta um ciclo que passa entre o ar e os sedimentos existe um grande reservatório na crosta terrestre e outro, menor, na atmosfera. Nos sedimentos, o enxofre permanece armazenado na forma de minerais de sulfato.
Com a erosão fica dissolvido na água do