Apresenta o2
VÍDE
O
O que é o
Vídeo?
O vídeo, do latim eu vejo, é uma tecnologia de processamento de sinais eletrônicos, analógicos ou digitais, para capturar, armazenar e transmitir ou apresentar uma sucessão de imagens com impressão de movimento. A aplicação principal da tecnologia de vídeo resultou na televisão, com todas as suas inúmeras utilizações, seja no entretenimento, na educação, engenharia, ciência, indústria, segurança, defesa, artes visuais. O termo vídeo ganhou com o tempo uma grande abrangência, chama-se também de vídeo uma gravação de imagens em movimento, uma animação composta por fotos sequenciais que resultam em uma imagem animada, e principalmente as diversas formas para se gravar imagens em fitas (analógicas ou digitais) ou outras mídias.
Estas formas de gravação e armazenamento de imagens se corporificam através de diferentes formatos e mídias com características de codificação próprias.
História dos vídeos
Os primeiríssimos vídeos da história, como se sabe, não tinham montagem. Eram pequenas bobinas de filme, cada uma com pouco menos de um minuto, que registravam fixamente o mesmo enquadramento. Tudo em um único plano. Acabava a bobina, acabava o filme.
Os pioneiros nessa arte foram os irmãos Lumière, que a partir de 1896 começaram a trabalhar com esse tipo de montagem, gravando assim os primeiros vídeos registrados da história.
Primeira montagem: A montagem nasce no ano de 1896, em Démolition d’un mur, de Louis
Lumière.
No filme, vemos um muro ser demolido e, depois de uns segundos de tela preta, o filme roda ao contrário e o muro se reconstrói diante de nossos olhos. É a primeira vez que dois blocos de sentido opostos são aproximados e, apesar de se tratar do mesmo plano que passa repetido duas vezes, o nexo lógico entre duas imagens está estabelecido. Composição da Imagem
Por trás de toda a ação e do movimento que você vê em qualquer tipo de vídeo, existe um truque que transforma imagens paradas em imagens animadas. A ilusão que