Apresenta o1
SOCORROS
Muitas das sequelas e até mesmo mortes provocadas por acidentes, acabam sendo fruto não do acidente em si, mas da maneira incorreta com que as vítimas acabam recebendo os primeiros socorros, principalmente, quando prestado por pessoas não preparadas para tal.
Entretanto existem situações em que o auxílio imediato pode determinar a diferença entre a vida e a morte do acidentado.
Veja agora como abordar a vítima e quais são as ações que podem ser praticadas até a chegada do socorro especializado.
Inicialmente deve-se ter em mente que quem presta socorro deve:
- Avaliar a situação.
- Manter a segurança da área.
- Avaliar o estado da vítima e administrar socorro de emergência.
- Chamar por socorro.
Avaliar a situação - Neste momento o que deve ser observado são as condições em que se encontra a vítima, ou seja, deve-se avaliar se ao prestar socorro a esta vítima, o socorrista não está correndo nenhum tipo de risco.
Manter a segurança da área - Uma das medidas de maior valor que podemos tomar no atendimento à acidentados é impedir que aconteçam novos acidentes em decorrência do que já aconteceu. Para isto devemos tomar o cuidado de sinalizar e isolar bem o local onde ocorreu o acidente.
Choque elétrico
Ocorre quando o corpo entra em contato com a corrente elétrica. Seus efeitos variam em função do tempo e da intensidade da corrente.
Primeiros socorros eletricidade
1. A primeira medida é interromper o contato da pessoa com a fonte elétrica. Desligue a chave geral. Se isso não for possível, tente afastar a fonte elétrica com o auxílio de um material não condutor de eletricidade, como panos secos, borrachas, um pedaço de madeira, etc.
Nunca tente afastar a pessoa da fonte de eletricidade com as mãos ou qualquer outra parte do corpo para não se tornar mais uma vítima do acidente. 2. Depois desses cuidados iniciais, verifique se a pessoa está respirando, chame imediatamente o serviço de emergência e inicie a reanimação com massagem