Apresenta O1
Para melhor entendimento da ação farmacológica desses medicamentos, é importante lembrar que o sistema simpático regula a pressão arterial, momento a momento, por meio de um mecanismo de barorreflexo. Barorreflexo: São células especializadas do
Sistema Nervoso Autônomo para controlar a pressão arterial.
O sistema nervoso simpático
(SNS) faz parte do sistema nervoso autônomo (SNA).
O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir.
Essas ações são: a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade.
No sistema simpático, a noradrenalina, portanto, é o neurotransmissor dos impulsos nervosos dos nervos autonômicos pós-ganglionares para os órgãos efetuadores.. CONCEITOS DAS AÇÕES MEDICAMENTOSAS.
Agonista
Refere-se às ações ou estímulos provocados por uma resposta, referente ao aumento
(ativação) ou diminuição (inibição) da atividade celular.
Alfa-bloqueadores
Alfa 2: inibição da liberação de neurotransmissores, incluindo a noradrenalina – inibição da liberação da insulina – agregação plaquetária – contração do músculo liso vascular.
Adrenérgico
“São agentes que exercem seus principais efeitos farmacológicos na porção simpática do sistema nervoso autônomo, o qual emprega a norepinefrina como mediador químico entre um neurônio e sua célula efetora.”
(FOYE, 1995)
“são fármacos que produzem efeitos similares às respostas dos estímulos de nervos adrenérgicos.” (KOROLKOVAS,
1982) também chamados de adrenomiméticos ou simpatomiméticos. O PRINCIPAL USO TERAPÊUTICO DOS
AGONISTAS ALFA2.
O principal uso terapêutico dos