Apresenta O1
BRÓCOLIS
O brócolis é um vegetal cujas folhas, flores e talos são comestíveis.
Ele é ótima fonte de ácido fólico, antioxidantes, fibras, cálcio e vitaminas A e C.
Os carotenóides presentes em grandes quantidades no brócolis são o betacaroteno, luteína e zeaxantine. Estes são poderosos antioxidantes que podem ajudar a prevenir certas doenças relacionadas com o envelhecimento. Estes antioxidantes neutralizam os radicais livres, que causam danos às células saudáveis. Adicionalmente, algumas pesquisas já evidenciaram que o consumo desta hortaliça pode combater vários tipos de câncer, além de minimizar os riscos de catarata, reduzir o colesterol sérico e prevenir doenças cardiovasculares.
Por apresentar os compostos bioativos, os nutrientes contidos no brócolis pode evitar a formação ou ainda frear o desenvolvimento de vários tipos de câncer, incluindo de estômago, esôfago, pulmão, faringe, útero, pâncreas e cólon.
Ele é rico em substâncias que estimulam a produção de enzimas que combatem a sua formação.
RECEITA:
Brócolis ao molho Branco
1 brócolis separado em ramos;
2 colheres (sopa) de manteiga;
1 colher (sopa) de farinha de trigo;
1 xícara de leite;
1 lata de creme de leite;
2 ovos batidos;
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado;
Sal a gosto e 1 pitada de noz-moscada.
modo de preparo
COUVE DE BRUXELAS
A couve de bruxelas se desenvolve de forma semelhante às demais couves e ao repolho, necessitando de uma longa estação fria para o seu crescimento. Devido a sua exigência climática, em torno de 15 °C a 19 °C. O solo para o cultivo deve ser bem drenado e com grande disponibilidade de matéria orgânica ou adubo.
A couve de bruxelas e todos os outros vegetais crucíferos contêm glucosinolatos (que combatem os carcinógenos, e fenóis antioxidante)
Couve de Bruxelas contem vitaminas
A, B e E e omega-3 estão no pacote de benefícios oferecidos pelo vegetal. O alimento também é apontado como aliado no combate ao câncer de mama.
É