Apresenta O1
Alunas: Mônica, Larissa e Gabrielly.
O QUE É A ERGONOMIA?
Ergonomia
é um termo que deriva do grego
“ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, conseqüentemente, aumento da produtividade.
A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento
(valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.
OBJETIVO DA ERGONOMIA
O objetivo da ergonomia é otimizar as interações do ser humano com suas atividades de forma integrada, promovendo eficácia, segurança, saúde e bem-estar do usuário. Adaptar o trabalho ao homem (não ao contrario) Estuda o complexo formado pelo operador humano e seu trabalho.
POR QUE USAR A ERGONOMIA?
Novas tecnologias, competitividade de mercado, produtividade x qualidade
Necessidade de melhoria das práticas das tarefas com:
Eficácia;
Segurança;
Qualidade;
ABORDA QUESTÕES RELATIVAS AO
TRABALHO COMO POR EXEMPLO
Alto índice de acidentes e trabalho;
Problemas relacionados a doenças do trabalho; Questões relacionadas à redução da produtividade no local de trabalho, alto índice de absenteísmo, retrabalhos, diminuição de motivação, etc.
Qualidade de vida no trabalho, proporcionando mais do que um posto de trabalho melhor, mas