Aprendizando
Nohad Mouhanna Fernandes*
RESUMO: Este artigo visa a ressaltar a importância de as concepções de linguagem serem tomadas como ponto de ancoragem na definição de metodologias de ensino/aprendizagem de língua portuguesa. Visa a conscientizar o professor de que a sua prática pedagógica no ensino do português tem relação direta com a sua concepção de língua/linguagem.
ABSTRACT: This article aims at highlighting the importance of the language conceptions as point of support in the definition of Portuguese Language teaching-learning methodology. The analysis seeks to make the teachers aware that their teaching practice the Portuguese language has to do with their language conception.
PALAVRAS-CHAVE: concepção de linguagem; ensino/aprendizagem; língua portuguesa.
KEY WORDS: language conception, learning-teaching, Portuguese Language
INTRODUÇÃO
O processo de ensino/aprendizagem de língua portuguesa tem sido uma questão bastante discutida pelos educadores nas últimas décadas. As preocupações em torno do fracasso escolar no ensino do Português são evidenciadas pelas constantes pesquisas e projetos de ensino, que abrangem o processo geral – Linguagem Verbal -, os quais vêm sendo desenvolvidos por lingüistas brasileiros, de modo a conhecer e interpretar a realidade das atividades em torno da linguagem em sala de aula, com o objetivo de implantar reflexões, propor soluções e contribuir, com subsídios teóricos e práticos, no desenvolvimento da prática pedagógica do ensino do Português. Destacam-se, entre esses estudos, vastos e complexos temas - oriundos dos problemas detectados nesta área-, como, por exemplo: evasão escolar, causas das reprovações na disciplina, dificuldades de aprendizagem dos alunos no uso da língua escrita, produção de textos orais e escritos, leitura, interpretação, gramática, análise de livro didático, língua padrão, variedades lingüísticas, relação professor-aluno,