benchmarking
Na busca constante de inovação e diferencias no mercado, o benchmarking tornou-se uma ferramenta de gestão de grande importância para administradores que buscam excelência nos seus negócios. Benchmarking é a busca pelas melhores práticas, aperfeiçoamento e eficiência que conduzem uma empresa ao constante crescimento. É desenvolvido através da análise de outras organizações em um determinado processo com a finalidade de melhorar esse mesmo processo na empresa que se atua.
Antigamente o benchmarking era desenvolvido apenas nas indústrias, mas notou-se a necessidade de aplicá-lo em diversos tipos de organizações, como atacadistas e varejistas, com intuito de mostrar eficácia e destaque independente do ramo que a empresa atua. Tudo isso para obter melhores resultados, diminuição de custos, manter e conquistar clientes e assim manter a sobrevivência da empresa no mercado atua.
O benchamarking é constituido por etapas e ainda existem mais que um tipo. Mas o importante é que através dele possa se identicar fraquezas, ameaças e ainda traçar metas para melhorar esses pontos negativos e atingir os objetivos da organização. O presente relatório tem por objetivo esclarecer o que é benchamarking, e sua importância nas empresas.
Desenvolvimento
Manter-se no mercado não é tarefa fácil, ser uma empresa bem sucedida em todos os seus setores, é mais dificil ainda. Para combater essas dificuldades foi desenvolvido o benchmarking, que é um processo de comparação de desempenho entre dois ou mais sistemas de organizações diferentes para justamente sanar essas dificuldades, que podem ser de produção, de faturamento, venda, logística, exportação, entre outros.
É um processo sistemático, feito de etapa em etapa, em que as empresas comparam produtos, serviços e métodos de trabalho de outra empresa que é considerada a melhor em cada um desses segmentos, ou seja, é copiada, porém ajustada, a melhor parte de produção de uma determinada