Aprendizagem
Dificuldades de aprendizagem numa perspectiva sócio- histórica
As diferentes abordagens teóricas
O conceito de aprendizagem emergiu das investigações empiristas em psicologia . isso significa afirmar o primário absoluto do objeto e considerar o sujeito como uma tábula rasa, uma cera mole, formadas pelas órgãos dos sentidos , são associadas umas ás outras, dando lugar ao conhecimento.
As característica individuais são determinadas por fatores externos ao indivíduo .
O conhecimento influenciou amplamente teorias e pedagógicas que se traduziram em concepções de ensino e aprendizagem também empiristas.
O modelo de ensino é fechado, acabado, livresco, no qual a noção de conhecimento consiste no acúmulo de fatos e informações isoladas ,imerso em simbolismo, quadros cheio de cálculos e fórmulas ou definições a serem memorizadas sem significado real, numa concepção de memoria, associacionista/empirista, em que fatos são armazenados por associação e, quando necessário, recuperados.
O impacto da abordagem ambientalista na educação pode ser verificado nos programas educacionais elaborados com o objetivo de estimular e intervir no desenvolvimento das crianças. O compromisso da escola é com a transmissão da cultura e a modelagem comportamental dos alunos. Valoriza-se o trabalho individual, a atenção, a concentração, o esforço e a disciplina, como garantias para a apreensão do conhecimento ( REGO, 2002).
Na concepção epistemológica racionalista, o professor e um auxiliar do aluno, um facilitador, pois o aluno já traz em si um saber que ele precisa, apenas, trazer a consciência, organizar, ou, ainda, rechear o conteúdo. O professor acredita que o aluno aprende por si mesmo e o máximo que ele pode fazer é auxiliar a aprendizagem do aluno. A epistemologia acredita que o ser humano nasce com o conhecimento já programado na sua herança genética, e também depende das conveniências , de uma pessoa desprovido da mesma capacidade ( BECKER, 1993). O