Aprendizagem
A Psicologia da Educação envolve o estudo de como as pessoas aprendem, incluindo tópicos como: os resultados dos alunos, o processo de ensino, as diferenças individuais na aprendizagem, alunos talentosos e dificuldades na aprendizagem.
De forma mais simples a Psicologia da Educação é o estudo do aluno, aprendizagem e ensino. De forma mais abrangente é o estudo das formas em que o aluno pode ser mais bem introduzido a uma interação bem sucedida com o material a ser ensinado, a situação de aprendizagem e o professor que oferece a oportunidade de aprendizagem.
Os papéis da contribuição da Psicologia para a educação no processo de ensino aprendizagem é os seguintes:
Entender como os processos de aprendizagem podem ser efetivamente usados levando em conta as circunstâncias especiais do ambiente do aluno.
Determinar como o ensino pode ser mais eficaz, como os objetivos educacionais podem ser mais significativos e como metas educacionais desejadas podem ser alcançadas.
Avaliar e influenciar as mudanças curriculares que possam ser necessárias para tornar o aprendizado mais relevante.
Ajudar a solucionar problemas de aprendizagem e selecionar materiais adequados que se relacionam com o cotidiano do aluno.
O aluno, o processo de aprendizagem e a situação de aprendizagem podem ser considerados áreas de focos da Psicologia da Educação.
O aluno é o mais importante dos três elementos citados acima.
O Aluno
É o mais importante dos três elementos. Não só porque as pessoas são mais importantes do que os processos ou situações, mas principalmente porque, sem o aluno não há ensino. O aluno é o foco de qualquer ensino. É óbvio que se alguém não está aprendendo não há ensino, assim como não há venda a menos que alguém esteja comprando. A palavra "aluno" é usada para as pessoas que compõem individualmente ou coletivamente a classe e por conta das quais os programas educativos existem e operam.
Os fatores