Aprendizagem Intercultural Fundamentos
Aprendizagem Inteecultural- Fundamentos
Autor:
Paulo Alves Pereira
Data de leitura:
09/03 a 15/03/15
Palavras-chave:
Cultura; Muticularidade; Nós e Eles.
Resumo/argumento:
O autor inicia o texto por referir que as pessoas deslocam-se geralmente das regiões afectadas por guerras, calamidades naturais, crises económicas na esperança de assim melhor poderem sobreviver ou refazerem as suas vidas.
Consigo trazem experiências diversificadas, quer de ordem cultural e social, quer de ordem religiosa, apresentando formas de estar e atitudes comportamentais diversas. E que , é fundamental que a integração não se transforme em sinónimo de aculturação, assimilação cultural, enfim abdicação da própria cultura.
O autor faz referência à importância da escola, pois a escola desempenha aqui um papel relevante, devendo as actividades pedagógicas ser adequadas às exigências necessárias para a obtenção desses resultados. Assim a escola, como centro dos fenómenos multiculturais, será um dos objectos e sujeitos centrais de um estudo, a ter em conta.
Passamos assim para a importância da multiculturalidade que é, sem dúvida um dos poucos conceitos do debate sobre as migrações, que entrou no nosso quotidiano. A publicidade faz grande uso da ideia da sociedade multicultural e desenvolveu uma imagem colorida da geração United Colors que cavaqueia alegremente entre si na Internet e dissolve todos os conflitos e fronteiras, entre pobres e ricos, jovens e velhos, entre autóctones e migrantes.
Simultaneamente é-nos também apresentada a outro ponto de vista. Num cenário adequado, fala-se sobre “a sociedade multicriminal e cruzada racialmente”, percebendo-se que a guerra entre culturas, é inevitável dado o abismo existentes entre estes diferentes universos culturais. O conceito de sociedade multicultural assumiu um cariz de dissimulação política.
Entretanto, surge o conceito de “interculturalidade”, onde são discutidas, a nível pedagógico e em todos os