Aprendizagem como objeto de estudo
Para muitas pessoas a aprendizagem é um processo que é obtido através de experiências construídas por meios de competências e conhecimentos adquiridos com o decorrer do tempo. Porém a psicologia afirma que o conceito de aprendizagem não é tão simples assim. Para a psicologia a aprendizagem se dá por meio investigativo. Para se achar um conceito de aprendizagem a psicologia considera que se deva seguir algumas questões importantes, como: Qual seria o limite da aprendizagem? Qual a natureza da aprendizagem? Entre outros.
Teorias Da Aprendizagem
As teorias podem ser genericamente reunidas em duas categorias: as teorias do condicionamento e as teorias cognitivistas. As classificadas como teorias do condicionamento definem a aprendizagem pelas suas consequências comportamentais e enfatizam as condições ambientais como forças propulsoras da aprendizagem. A aprendizagem é a conexão entre o estímulo e a resposta. As do segundo grupo definem a aprendizagem como um processo de relação do sujeito com o mundo externo e que tem consequências no plano da organização interna do conhecimento.
Segundo estas teorias a aprendizagem é um processo de organização das informações e de integração do material à estrutura cognitiva. E ainda a égide destas teorias a aprendizagem é diferenciada em aprendizagem mecânica e significativa.
Controvérsias Básicas Entre Estas Concepções
É possível apontar três controvérsias. A primeira refere-se à questão do que é aprendido e como. Para alguns teóricos aprendemos praticando. Onde primeiros aprendemos com conceitos e teorias e após isso colocamos em pratica.
A segunda controvérsia refere-se à questão do que mantém o comportamento que foi aprendido. Para alguns teóricos nessa controvérsia o comportamento é seguido pelas respostas, ou seja, temos varias respostas para agir ou responder sobre determinado assunto.
A terceira controvérsia refere-se a como solucionar uma nova situação – problema. Para os