aprendiz
O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, a interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidos no tratamento.
Entre seus benefícios está a diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.
Regulamentada pela Anvisa por meio da Resolução nº 11 em 30.01.2006, a assistência domiciliar visa à estabilidade clínica e a superação do grau de dependência do paciente, reunindo no conforto domiciliar os cuidados e a atenção especializados.
Existem três divisões que os serviços Home Care utilizam, baseadas nos tipos de pacientes, nos cuidados que eles necessitam e em como devem ser aplicadas as medicações.
São eles: Home-Based Intervention ou Home-Based Care, Long-Term Care e Hospital at Home Care.Em seu livro Home Care: uma modalidade de assistência à saúde, Walter Mendes classifica cada uma das três divisões da seguinte forma:
Home-Based Intervention ou Home-Based Care
Nesse tipo de tratamento, predomina o caráter de monitorização e aconselhamento. A intervenção é mínima. Assim, os profissionais ao lado do paciente observam seu ritmo cardíaco, sua pressão arterial e o equilíbrio respiratório.
Caso algum desses, ritmo cardíaco, pressão arterial e equilíbrio respiratório, demonstrar anormalidade, é efetuada uma quantidade necessária de testes, a fim de descobrir uma maneira mais eficaz de determinar a causa do problema.Em alguns pacientes, a equipe que está ao seu lado executa alguns testes que mostram se há a presença de anormalidades no organismo do paciente.
Se os resultados