Aprender a Aprender Did tica
Didática
As Pedagogias do “Aprender a Aprender”
Docente: Jadson Almeida
Discente: Joselito Raul Barbosa
Recife, 2015
Newton Duarte defende a tese de que a assim chamada pedagogia das competências é integrante de uma ampla corrente educacional contemporânea a qual ele chama de pedagogia do “aprender a aprender” o que significa aprender sozinho.
As pedagogias das competências, assim como o construtivismo, a Escola Nova, os estudos na linha “professor reflexivo”, etc., fazem parte do grupo das pedagogias do
“aprender a aprender”, pois existem entre eles ideários semelhantes.
Para que sejam entendidas as relações entre as ilusões das sociedades de conhecimento e as pedagogias do “aprender a aprender” é necessário conhecer quatro posicionamentos que mostram a essência desse lema educacional.
O primeiro posicionamento seria o de que são mais desejáveis as aprendizagens que o individuo realiza por si mesmo, sem que haja a transmissão por outros indivíduos, de conhecimentos e experiências. As pedagogias do “aprender a aprender” estabelecem uma hierarquia valorativa na qual aprender sozinho situa-se num nível mais elevado do que a aprendizagem resultante da transmissão de conhecimentos por alguém.
O segundo posicionamento seria de que é mais importante o aluno desenvolver um método de aquisição, elaboração, descoberta, construção de conhecimentos, do que esse aluno aprender os conhecimentos e descobertas feitas por outra pessoa. O mais importante seria adquirir o método cientifico do que a conhecimento.
O terceiro posicionamento valorativo seria o de que a atividade do aluno deve ser impulsionada e dirigida pelos interesses e necessidades da própria criança para ser verdadeiramente educativa.
O quarto posicionamento é o de que a educação deve preparar os indivíduos para acompanharem a sociedade em acelerado processo de mudança, onde o individuo deve aprender a adaptar-se e a atualizar-se para não ficar condenado à defasagem do