Aprendendo com moisés
Texto Base Deuteronômio 34.4-12 (Um homem pode ensinar a outro de duas formas, pelos seus erros ou pelos seus acertos) Testemunho pessoal.
Meditar Sobre um erro e um acerto de:
Samuel – Acerto: Acerta nos ensinando a ser fiel em um tempo que a palavra de Deus era de muita valia e não havia visão manifesta em Israel.
Erro: Errando na casa de Jessé nos ensina a não olhar para a aparência, mas, para o coração dos homens.
Salomão – Acerto: Acertando nos ensina a valorizar a presença de Deus construindo um templo de mais de 2 bilhões de dólares para cultuar ao Senhor.
Erro: Mas nos ensina pelo seu erro de idolatria que não devemos servir a outro Deus a não ser o criador dos céus e da terra.
Jonas – Erro: errando nos ensina a não fugir do propósito de Deus, ainda que esteja contra a nossa vontade.
Acerto: Mas acerta ao pregar a mensagem que o Senhor mandou, contemplando a maior conversão em massa da história bíblica.
Pedro – Acerto: Diante da pergunta ‘quem vocês dizem que eu sou’ Pedro acerta dizendo, tu és o Cristo o filho do Deus vivo.
Erro: Mas, errando nos ensina a não repreender o filho de Deus, e por isso foi até chamado de satanás pelo Mestre.
Jesus Jamais errou! – Acertou comendo com os pecadores, acertou restituindo Pedro para pastorear suas ovelhas, acertou quando não clamou por justiça para aqueles que o crucificavam, antes liberou a palavra, ‘pai perdoa-lhes por que eles não sabem o que fazem’. Acertou dando vista ao cego, firmeza ao coxo etc.
(Ler com todos Isaias 53.5 e 9b)
-------------------------------------------------
Moisés nos ensina por acertos e erros como todo homem. Porém Moisés não era qualquer homem (Ler todos Deuteronômio 34.10)
Importância de Moisés para as três principais religiões monoteístas do mundo.
Citar Mulher adultera e lei mosaica e falar do que é um profeta.
Chamado de Jeremias e Oséias.
Introdução sobre Moisés:
Moisés passa 40 anos no Egito e 40 anos no deserto sendo preparado