Aprendendo com histórias
PUBLICO ALVO: 3º e 4º ano.
Duração: Um mês letivo
TEMA: Aprendendo com histórias
JUSTIFICATIVA:
O trabalho com histórias infantis valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita, além de tornar a aula mais atrativa, dinâmica e mais próxima da realidade dos alunos. As histórias infantis exercem um grande fascínio nas crianças, são caminhos de descoberta e compreensão do mundo. Os contos atingem a mente das crianças, entetrendo-as e estimulando sua imaginação, como nenhum outro tipo de literatura talvez seja capaz de fazer.
É o que afirma, Bruno Bettelheim;
‘‘Enquanto diverte a criança, o conto de fadas a esclarece sobre si mesma, e favorece o desenvolvimento de sua personalidade. Oferece significado em tantos níveis diferentes e enriquece a existência da criança de tantos modos que nenhum livro pode fazer justiça à multidão e diversidade de contribuição que esses contos dão à vida da criança” (BETTELHEIM, 2004, P.20) Nesse sentido que a literatura infantil e, principalmente, os contos de fadas podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo à sua volta. De acordo com Piaget, as crianças adquirem valores morais não só por internalizá-los ou observá-los de fora, mas por construí-los interiormente através da interação com o meio ambiente. Nessa fase, ouvir histórias, principalmente contos, entre outras atividades, é possibilidade real de desenvolvimento e aprendizagem.
OBJETIVO GERAL: Viabilizar a aquisição do conhecimento e a qualidade de aprendizagem dos alunos, trabalhando com histórias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Despertar o interesse pela leitura;
- Desenvolver a escrita;
- Compreender a mensagem do texto;
- Desenvolver a habilidade de argumentação e respeito à opinião alheia;
- Estimular a criatividade e imaginação;
- Compreender mensagens de