Aprendendo com as fabulas
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES.
DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃ
CURSO: PEDAGOGIA – MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Leitura e Ensino
PROFESSORES: Claudia Valéria Doná Hila. Flavia Zanutto.
ACADÊMICO (A) ELIZABETE DA SILVA FRANCISQUETI (RA 66154)
APRENDENDO COM AS FABULAS
Realizar o levantamento das características de cada conceito de leitura apresentada no artigo, caracterizando como o leitor é determinado em cada uma deles.
Os conceitos de leitura são: perspectiva do texto, perspectiva do leitor, perspectiva interacionista, perspectiva discursiva. As características dos conceitos de leitura centralizam se no sistema lingüístico ler é decodificar letras em som e estes em significado, identificação de sinais gráficos e leitura. O uso de linguagem simples, com vocabulário comum e frases curtas. Adaptação de textos ao tipo de leitor, a leitura passiva, simples reconhecimento de palavras está no texto, ler e extrair conteúdo do texto. No processamento ascendente de informações que vai do texto para o leitor, influencia o ensino de língua materna desde o ensino fundamental até o ensino médio.
O leitor é determinado parte dos níveis inferiores do texto chegando aos superiores. Decodifica e oraliza o texto, mesmo subvocalicamente soma os signos para formar significado global. O leitor recebe o significado através dos olhos. O sentido é constituído de modo descendente, indo do leitor para o texto, a obtenção do significado da se sempre por força do leitor de seus conhecimentos prévios. Ler e atribuir significado ao texto, diferentes leitores diferentes compreensões. O leitor emprega diferentes estratégias de leitura levando ao texto, seleção, predição influencia confirmação, autocorreção verificação. As características do leitor selecionam o que lhe convém do texto, joga com o implícito do texto, produz inferências, com a inferência, o leitor faz o texto tornar se mais conciso, faz da