aprenda a fazer
Reportagem: Giovanny Gerolla
Tweet
Socorrer um ferido poderá fazer a diferença entre a vida e a morte do acidentado, sua invalidez temporária ou permanente, ou mesmo entre a rápida recuperação e um longo período de internação hospitalar.
Alguns cuidados, no entanto, são exigidos daquele que presta os primeiros socorros: é preciso ter certeza que não estará se expondo a novos riscos, tornando- se a próxima vítima.
De maneira geral, a primeira providência é chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), discando 192, para casos de desmaios, convulsões, luxações e fraturas, intoxicações, cortes ou perfurações. Os Bombeiros também podem ser chamados, discando 193, principalmente quando se tratar de soterramentos.
"A maioria dos acidentes de trabalho em canteiros de obra podem ser evitados quando normas de segurança do Ministério do Trabalho (as NRs) são respeitadas. Ou com o uso correto dos equipamentos de proteção individual (EPIs)", diz a tenente Karoline Burunsizian, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
Já a gerente de enfermagem do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), Gisele Batistini, alerta: ficar mais nervoso que a própria vítima não ajuda em nada. "Quem presta os primeiros socorros também não poderá permitir que se formem aglomerações em torno do acidentado, e antes mesmo de ligar 192 ou 193, deverá colher o máximo de informações possíveis sobre a pessoa e o acidente - o que aconteceu, se a vítima está respirando, se está consciente, se há outras vítimas envolvidas", ensina.
PROCEDIMENTOS RECOMENDADOS
Confira como agir, em cada situação de acidente na obra QUEIMADURA POR FOGO
» Se a vítima estiver em chamas, é preciso abafar seu corpo, para cortar o oxigênio do ar que alimenta a combustão com um casaco ou cobertor.
» Não jogue água, nem abane a vítima!
» Se não houver nada disponível, faça com que a