Aprenda a falar bem e impulsionar sua carreira
Dominando o medo
Um dos maiores obstáculos para atingir o sucesso é o medo de falar em público. O medo é normal e quase todos passam por isso, até profissionais com anos de experiência. O segredo não está em ter ou não o medo e sim treinar e aprender a controlá-lo.
O antídoto para o medo é assumir uma postura positiva. As posturas decorrem de experiência passadas e tem muito a ver com crenças e sentimentos. Uma postura é uma reação inconsciente a uma situação. Ela determina como reagir diante de um conjunto de circunstancias.
Quando a autoestima é elevada quanto ao falar em público, um orador, demostrará uma atitude positiva quando solicitado a discursar e, nessa ocasião, terá confiança e equilíbrio. Se for um orador de baixa autoestima, terá medo e ficará nervoso, porque estará atuando numa área que lhe é desconfortável.
Área confortável é a que corresponde à autoimagem em qualquer aspecto da vida privada. Realizam-se tarefas e habilidades nesse aspecto com eficácia e competência. Qualquer coisa que escape desse aspecto acaba minimizando a atuação e causa ansiedade e stress. A autoestima e a correspondente área confortável funcionam como um mecanismo de equilíbrio. Ela regula o comportamento, permitindo oscilar apenas levemente, acima ou abaixo de autoimagem real, definindo assim a área confortável.
Quando a área é desconfortável, surge um desejo de voltar para onde, segundo a autoimagem, nos sentimos à vontade – esse é o lugar a que pertencemos.
Para dominar o medo de falar em público é necessário aumentar a área confortável. Isso requer mudanças na autoimagem.
O dialogo interior constrói a autoimagem. É ele que se acumula no subconsciente, que constrói a autoimagem ou a confiança. As posturas originam-se da autoimagem, um produto do dialogo interior. Os pensamentos do presente determinam o sucesso futuro.
Para um orador se tornar confiante e eficiente, ele precisa desenvolver um programa pessoal que proporcione experiência real de