O desafio para o educador no século
Etapa 2
No século da informação ao alcance de todos os era do conhecimento o mais próximo possível da realidade de cada individuo, ainda assim existem diversos conceitos, paradigmas e relações sociais que impedem que cada individuo, possa alcançar o ápice de seu processo evolucionário. Muito tempo se passou e o meio ainda é uma forte fator que influencia a vida das pessoas, a diferença é que, além disto tudo hoje em dia o poder de consumo acabou criando diferentes valores sociais tanto para aqueles que tem muito, quanto para aqueles que tem pouco.
Ensinar no século XXI é um grande desafio, devido imensa diversidade sociocultural, onde alunos muitas vezes sem estímulos e sem uma estrutura familiar básica para lhes darem apoia, acabam ficando a “mercê” do meio em que vive, e em sua maioria aprendendo os valores que as ruas lhe passam e não os que este realmente deveria aprender. Nós como educadores deste novo século temos mais desafios do que nunca, afinal cada vez mais é difícil passar conhecimentos a alunos que não esta nem um pouco interessado nos mesmos. Ao mesmo tempo que em outros locais estes mesmo alunos tem total apoio familiar e uma estrutura completamente diferente, fazendo assim a diferença!
Podemos dizer que existem algumas formas de ensino bem distintas para as diferentes “camadas” sociais, onde cada nível tenta melhor se preparar para encarar a sua realidade, principalmente para o mercado de trabalho.
Em periferias onde ocorrem muitos problemas com indisciplina, devido os alunos estarem desmotivados e/ou social presentes em suas vidas os educadores muito provavelmente tentarão transmitir conhecimentos básicos a estes alunos tão desmotivados não conseguirão assimilar os conteúdos, acabando assim por desistir de estudar e muitos deles tornado mão de obra barata, neste sistema q vivemos hoje, chamado capitalismo. Em contrapartida a isto, se formos a escola onde houver apoio e incentivo da família e sociedade , os educadores terão