Aprenda aqui
TEMA: “A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA
Quebra-Gelo:
Louvor: (02)sugestão: “Creio que Tu és a cura”
Texto base: 2 Coríntios 4:8-10
Introdução: Resiliência é um termo muito utilizado em nossos dias. É a capacidade de algo voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Foi explicado o significado da resiliência no contexto ambiental, na psicologia, na Física e na Administração. Na Bíblia encontramos algo semelhante no texto de 2 Coríntios 4:8-10.
No contexto familiar, o termo resiliência pode ser aplicado. Nunca a família sofreu tanta pressão como nos dias atuais. Todos os seus valores e princípios têm sido bombardeados. Famílias vêm estão sendo fragmentadas diante das adversidades e os vínculos afetivos estão se desfazendo.
Para que a resiliencia na família funcione se faz necessário cultivar recursos como o AMOR, a Unidade, a COMPREENSÃO, a FÉ e o PERDÃO..
EDIFICAÇÃO
1º)Alguém poderia explicar o significado da palavra RESILIËNCIA?
Resposta: É a capacidade de algo voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum.
2º)Como a resiliência pode ser aplicada à família?
Resposta: Como família enfrentamos situações de grande pressão: dificuldades financeiras, relacionamentos afetivos se desfazendo, enfermidades crônicas(permanente), desemprego, etc, para a superação dessas adversidades, a resiliência se faz necessária.
3º) Para que a resiliência funcione na família são necessários cultivar alguns recursos/valores/princípios. Quais são eles?
Resposta: O amor, a unidade, a fé e o perdão
4º)O esgotamento é algo que nos incapacita a superar as dificuldades. Vamos ler 1 Reis 19:1-18. De acordo com o texto e a mensagem no domingo encontramos aqui pelo menos três sinais de alerta que antecede ao esgotamento. Quais são e como funcionam na prática?
Resposta: 1º) DEPRECIAMOS O NOSSO VALOR – V.4 através da:
Comparação= sempre o outro faz melhor