Aprend
Professora Talita
TGA 2
Ibiporã
2014
O conceito de estrutura é especialmente importante para a ciência porque pode ser aplicado a coisas diferentes, permitindo a comparação. Nesse sentido, podemos afirmar que o estruturalismo é um método analítico comparativo. Além disso, o estruturalismo considera os fenômenos ou elementos com referência a uma totalidade, considerando, pois, o seu valor de posição.
Implica em totalidade e interdependência,
Podem ser organizadas em quatro grandes grupos, aos quais chamaremos Estruturalismo abstrato, estruturalismo concreto, estruturalismo fenomenológico e estruturalismo dialético.
O primeiro, a estrutura é uma construção informadora do objeto, não se relacionando.
Com a realidade empírica, mas com os. Modelos construídos Em função dela as relações sociais constituiriam a matéria-prima para a construção de modelos que permitiriam a manifestação da estrutura social.
Para o segundo grupo de tradições estruturalistas, a estrutura é a definição do objeto. Assim, o conjunto de relações sociais, constituiria uma estrutura. Nessa corrente estão Radecliffe-Brow e Gurvitch.
O terceiro grupo, que chamamos estruturalismo fenomenológico, adota a atitude de voltar ao mundo antes que ele seja submetido à determinação da ciência, embora recusando a atitude natural que coloca a existência do mundo em si como objeto. De acordo com Raymond Aron, há compreensão quando o conhecimento libera uma significação que, foi ou poderia ter sido pensada por aqueles que a viveram ou a realizaram. Para o estruturalismo fenomenológico, estrutura é um conjunto que tem um sentido e que oferece, pois, à análise intelectual, um ponto de apoio, mas que ao mesmo tempo não é uma ideia, porque se constitui, se altera ou se reorganiza frente a nós como um espetáculo, Nessa corrente está Max Weber, cujos tipos ideais