apreciação Ant Z
À nascença, foi logo destacado a ser operário e isso revoltava-o. Na colónia todas as acções eram estruturadas. Z lamentava-se constantemente em relação ao seu papel na sua
Um dia conheceu a Princesa, Bala, e apaixonou-se. Para puder revê-la troca de lugar com Weaver, seu amigo soldado. Com isso começaram os problemas para Z. Num confronto com o general, Z acaba por raptar a princesa. Na sua saída do formigueiro, Z concretiza o seu desejo de viajar até à Insectopia que era considerado o paraíso para as formigas. Z conseguiu chegar á Insectopia apesar da existência da mesma parecer absurda para as outras formigas. Neste caso Z mostra coragem e que por mais difíceis que sejam os desafios se quisermos pudemos superá-los.
Esta história tem uma moral incrível pois o que se passa com esta formiga, muitas vezes também se passa na nossa sociedade.
O problema da relação individuo/sociedade:
Os interesses do individuo devem sobrepor-se ao interesse geral?
Até que ponto?
Haverá lugar para direitos individuais?
Na nossa opinião os direitos individuais e os direitos da sociedade estão interligados. Como por exemplo, quando nós praticamos uma ação ela vai ter consequências, boas ou más, tanto para nós como para a sociedade.
Todos podemos usufruir dos direitos humanos, pois todas as nossas ações vão se refletir no coletivo, como por exemplo, no filme quando o general tomou a decisão de inundar a colónia, essa ação foi individual mas ia afetar todo o formigueiro.