Apostila
Muitas vezes tiramos uma conclusão precipitada de alguns assuntos, por exemplo, quando perguntado a seguinte questão, por que estudar História?
A maioria das pessoas mais velhas irá lhe dizer: “Estudar História para que?” Se é somente decorar as datas, e dirão ainda mais: “toda minha vida aprendi assim”!
Já se essa pergunta for feita aos jovens de hoje, eles lhes responderão: “História só serve para estudar assuntos acabados, estudar o que passou e nada mais”.
Pensar que estudar História é somente estudar fatos acabados e prontos, ou então, dizer que é somente decorar datas são duas visões equivocadas a respeito dessa disciplina, que tem uma função tão importante na formação de um indivíduo mais critico e reflexivo, ajudando na consolidação da formação da cidadania de nossos jovens.
Essa disciplina faz a gente criar uma ponte sobre assuntos e indagações do presente e do passado, e com esta visão observar os fatos marcantes que tiveram grande importância no passado. Fatos esses que trouxeram benefícios também nos dias atuais.
Quando você pensar na disciplina de História pense nela como uma área em que é necessário para o ser humano conseguir melhorar suas visões e o entendimento de todos os fatos ocorridos em nosso país.
Para firmar a importância dos conteúdos abordados pela História cito uma frase de minha autoria*: A História pode não ser a mais importante das disciplinas, mas sem duvida alguma, ela é fundamental para o entendimento da vida e dos acontecimentos sociais do presente, passado e dos que virão futuramente.
Não pense nessa disciplina como uma matéria pronta e acabada, pois, esta disciplina está em constante desenvolvimento, ela se constrói a cada dia. Não veja a História como uma disciplina sem importância, porque um homem não existiria sem História, sem ela, como conheceria seus antepassados, seus costumes, suas dificuldades e como fizeram para enfrentar determinados problemas ? Não há como dizer que vivemos sem História, posto que