Apostila
Instituto de Ciências da Saúde – ICS.
Princípios de Atendimento em Urgências.
PRIMEIROS SOCORROS.
Brasília – DF
Maio / 2009
20
PRIMEIROS SOCORROS.
Primeiros socorros são uma série de procedimentos simples com o intuito de manter vidas em situações de emergência, feitos por pessoas comuns com esses conhecimentos, até a chegada de atendimento médico especializado. Esse primeiro atendimento tem o objetivo de manter os sinais vitais da vítima e evitar o agravamento de seu estado até que receba assistência especializada. AGIR COM SEGURANÇA:
Antes de proceder ao atendimento propriamente dito, o socorrista tem por obrigação garantir sua segurança. A primeira regra é não se arriscar para salvar a vida do outro em um ato heróico cujo resultado pode produzir, além da vítima inicial, outra vítima – o próprio socorrista, podendo vir a ser fatal para ambos. Para tanto, algumas orientações básicas devem ser rigorosamente seguidas, tais como controlar as emoções, avaliar se ainda há perigo, não fazer sozinho mais do que o possível, usar o bom senso e agir rapidamente, sempre em segurança.
AVALIAÇÃO DO AMBIENTE:
A primeira atitude a ser tomada no local do acidente é avaliar os riscos que possam colocar em perigo o socorrista. Se houver algum perigo em potencial, deve-se aguardar a chegada do socorro especializado. Nesta fase, verifica-se também a possível causa do acidente, o número de vítimas e a gravidade das mesmas e todas as outras informações que possam ser úteis para a notificação do acidente.
AVALIAÇÃO DA VÍTIMA:
Todo procedimento de primeiros socorros deve começar com a avaliação das condições da vítima. A avaliação deve iniciar pelo estado de consciência.
Está desperto ou conversando;
Apresenta apenas os olhos abertos ou não responde;
20
Respira ou não;
A coloração da pele: rosada, vermelha, pálida, cianótica;
O pulso: no antebraço (radial), pescoço