Apostila
DEPARTAMENO DE FISIOLOGIA E BIOFÍSICA
PROGRAMA TEÓRICO – PRÁTICO
FIB 013 – FISIOLOGIA E BIOFÍSICA APLICADA À
ENFERMAGEM
Professores: Dra. Audrey H. I. Salgado (biofísica geral)
Dra. Lígia Naves (neurofisiologia)
Dra. Virgínia Mara Pereira (endócrino reprodutor e respiratório)
Dr. Cândido Celso Coimbra (renal e digestivo) Coordenador da disciplina
Dra Andréa Siqueira Haibara (cardiovascular)
2005
1
Caros Alunos
A realização dos trabalhos experimentais tem o propósito de familiarizar o estudante com preparações biológicas, possibilitando o manuseio do material vivo, a vivência das dificuldades inerentes a este procedimento e especialmente a consolidação do conhecimento teórico.
Muitas das aulas práticas são experiências clássicas em Fisiologia, que embora elementares do ponto de vista de tecnologia, são profundamente ilustrativas dos princípios fisiológicos que se pretende estudar, permitindo ao aluno constatar por si mesmo o funcionamento do organismo ou da preparação isolada que está sendo objeto de estudo.
As atividades de aula prática são atividades que devem ser desenvolvidas por grupos de alunos, numa perspectiva de trabalho em equipe e também de desenvolvimento da capacidade de observação e de avaliação crítica dos resultados. Se os resultados obtidos não estão de acordo com aqueles descritos nos compêndios, o aluno deverá procurar justificar estes resultados, raciocinando com as informações teóricas que possui e discutindo com os colegas e com o Professor.
É essencial que as instruções para a realização das aulas práticas sejam lidas cuidadosamente antes de iniciá-la.
O animal de experimentação merece todo respeito. Cuide para que ele esteja devidamente anestesiado ou que esteja imobilizado adequadamente de maneira a não sentir dor. Evite provocar qualquer sofrimento ao animal.
Procure não fazer ruído. O ruído pode dificultar a realização de alguns experimentos. Além disso, pode