Apostila tiristores
Fundamentos de Linguagem C ou “Tudo que você precisa saber sobre C para não passar vergonha!”
Caxias do Sul, novembro de 1997
Conselho Regional do SENAI - RS
Presidente Dagoberto Lima Godoy Conselheiros Titulares Deomedes Roque Talini Enio Lúcio Scheln Astor Milton Schmitt Suplentes Valayr Hélio Wosiack Valdomiro Bochese da Cunha José Carlos Cerveri
Diretoria SENAI - SR
Diretor Regional José Zortéa Diretor Técnico Paulo Fernando Presser Diretor Administrativo e Financeiro Adalberto Luiz Lenhard
5
Apresentação
O texto que segue é um resumo dos tópicos fundamentais sobre a linguagem C. C é uma linguagem poderosa, robusta, flexível e madura. Conhecer todos os seus detalhes, truques e armadilhas requer um estudo criterioso e profundo. Mas o C é uma linguagem de sintaxe simples e elegante que permite rápido entendimento pelo programador iniciante. Desde sua criação, o C tornou-se uma linguagem popular tanto entre programadores profissionais quanto iniciantes. Neste contexto, procuramos abordar os tópicos essenciais da linguagem que nos permite escrever um programa completo e útil.
Esperamos ter alcançado os objetivos propostos, e em próximas edições, aprimora-las.
Adalberto A. Dornelles F.
6
1. Fundamentos da Linguagem C
Neste capitulo serão vistos os fundamentos da linguagem C. O conceito de linguagem de programação, linguagens de alto e baixo nível, linguagens genéricas e especificas. Será visto um pouco do histórico da criação da linguagem e a descrição das características mais importantes da linguagem C. Finalmente, será visto o aspecto geral de um código fonte escrito em C.
1.1
Linguagens de Programação
Um programa de computador é um conjunto instruções que representam um algoritmo para a resolução de algum problema. Estas instruções são escritas através de um conjunto de códigos (símbolos e palavras). Este conjunto de códigos possui regras de estruturação lógica e sintática própria.