Max weber
Quem foi: Max Weber foi um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão. Weber é considerado um dos fundadores do estudo sociológico moderno. Seus estudos mais importantes estão nas áreas da sociologia da religião, sociologia política, administração pública (governo) e economia.
Nasceu na cidade de ERFURT (ALEMANHA)em 21 de abril de 1864 e morreu na cidade de MONIQUE (ALEMANHA)em 14 de junho de 1920.
DESENVOLVIMENTO
Principais Obras
-A Ética Protestante é o espírito do capitalismo (1093).
-Estudos sobre a Sociologia e a Religião (1921).
-Estudos da Metalogia (1922).
-Política como vocação. Frases escritas por MAX WEBER
- "Regra é, antes de tudo gestão da vida cotidiana."
- "Não se teria jamais atingido o possível, se não se houvesse tentado o impossível."
PRIMEIROS TRABALHOS
Os primeiros textos acadêmicos de Weber estão ligados a trabalhos desenvolvidos em sua formação na estrutura universitária alemã. O primeiro trabalho propriamente dito foi sua tese de doutoramento intitulada A história das companhias comerciais da idade média. Esta tendência para combinar análise jurídica com análise histórica continua com seu próximo trabalho (tese de habilitação), chamado A história agrária romana. Aqui ele analisa a estrutura da propriedade agrária de Roma em sua fase tardia e suas repercussões na legislação pública e privada. Ainda que seja um escrito bastante técnico, ele procura contextualizar sua pesquisa no âmbito histórico, o que já demonstra a preocupação social de suas investigações.
Durante seu período como professor universitário, Weber dedicou-se ao ensino da economia política e de questões agrárias, uma de suas especialidades. Como professor de economia, ele debateu os valores e limite das principais correntes de pensamento de seu tempo: a Escola Histórica de Economia[->0], a Escola Marginalista[->1] (predominante na