Apostila Química Geral e Orgânica
Material elaborado para auxiliar na revisão do conteúdo básico de Química Geral e Química Orgânica, o qual pode ser útil no decorrer da Disciplina de Bioquímica.
1) Estrutura do Átomo
O átomo é a unidade fundamental da matéria. É formado por duas regiões básicas: o núcleo atômico e a eletrosfera. O núcleo é constituído de prótons, que são as cargas positivas, e os nêutrons, partículas sem carga elétrica (neutra). Em torno do núcleo, na eletrosfera, orbitam os elétrons, com cargas negativas (Fig 1). Os elétrons são atraídos pela carga positiva dos prótons. Como a carga do elétron é igual à carga do próton, embora de naturezas opostas, o átomo é eletricamente neutro.
Figura 1. Estrutura do átomo de nitrogênio, destacando o núcleo atômico formado por partículas positivas (prótons) e sete partículas sem carga (nêutron). Em torno do núcleo orbitam sete partículas com cargas negativas (elétrons).
2) Número Atômico (Z)
Cada átomo de um elemento químico apresenta um número específico de prótons, e é exatamente esse número de prótons que é considerado para diferenciar um átomo de outro. Assim, o total de número de prótons de um átomo é denominado número atômico.
O hidrogênio com um próton em seu núcleo apresenta número atômico igual a 1. O cálcio, com um total de 20 prótons no seu núcleo, apresenta número atômico igual a 20 (Fig 2).
3) Massa Atômica (A)
A massa atômica (A) de um átomo é igual à soma de prótons e nêutrons no núcleo.
O núcleo contém, praticamente, toda a massa do átomo. O hidrogênio, por exemplo, é formado por um próton e um elétron, e nenhum nêutron. Portanto, sua massa atômica é igual a 1. A Fig 2 representa o número atômico e a massa atômica do cálcio e hidrogênio, respectivamente. Figura 2. Número atômico e massa atômica do Cálcio e
Hidrogênio. Os números 20 abaixo do símbolo do elemento cálcio (Ca) e o 1 no hidrogênio (H) indicam o seu número atômico. Os números 40 escritos acima do