APOSTILA PORTUGUÊS CAMPOS 2015
19979 palavras
80 páginas
APOSTILA PORTUGUÊS
Liliane – (32) 9928.9002 – VIVO E-mail – lgervason@yahoo.com.br (32) 9116.7144 – TIM
SEMÂNTICA
É o estudo da significação das palavras e das suas mudanças de significação através do tempo ou em determinada época. Assim, a semântica pode ser SINCRÔNICA ou DIACRÔNICA (evolução da língua), mas só a semântica sincrônica é que nos vai interessar.
Denotação e Conotação:
Todas as palavras compreendem uma ideia, um conteúdo semântico, um elemento conceptual, não perceptível por nenhum sentido, a que chamamos significado e que pode compreender, por sua vez:
DENOTAÇÃO CONOTAÇÃO As estrelas do firmamento As estrelas do cinema O fogo do isqueiro O fogo da paixão Quebrar uma garrafa Quebrar o silêncio Tempo frio Coração frio
A semântica estuda a significação das palavras, ou seja, a discriminação entre sinônimos e antônimos e entre homônimos e parônimos.
SINONÍMIA:
Duas palavras são sinônimas quando se identificam exatamente (sinônimos perfeitos) ou aproximadamente (sinônimos imperfeitos) quanto ao significado. Raramente as palavras apresentam sinonímia perfeita
Ex.: cara (vulgar) e rosto (delicada) (perfeitos) sal e cloreto de sódio (perfeitos) aguardar e esperar (imperfeitos pessoa e indivíduo (imperfeitos) educador, mestre e professor (imperfeitos) recompensa, gratificação e gorjeta (imperfeitos)
ANTONÍMIA:
Duas palavras que se opõem pelo significado
Ex.: amor e ódio euforia e melancolia abrir e fechar resistir e ceder
HOMONÍMIA:
Duas ou mais palavras que apresentam identidade de sons ou de forma, mas diversidade de significado
Ex.: SÃO (sadio, santo, verbo ser)
a) perfeitos – som e grafia