PATOLOGIAS RADIOLÓGICAS unidade 3 resp
CURSO: RADIOLOGIA TURNO: NOITE MODÚLO: I
UNIDADE 3
RESPOSTAS
A lesão AGUDA é aquela que tem menos de 3 meses de início das queixas ou do trauma. E os pacientes estão mais ansiosos.
A lesão CRÔNICA é aquela que tem mais de 3 meses de início das queixas ou do trauma. E os pacientes estão mais deprimidos.
INFLAMAÇÂO é uma reação / resposta do nosso organismo a qualquer agente causador de lesão celular, é uma resposta defesa, adaptação de uma agressão (agente biológico, endotoxinas, trauma mecânico, etc.).
É uma reação local.
INFECÇÃO: Possui a presença de um agente infectante / patógeno que causa uma alteração no organismo como vírus, bactérias, fungos e protozoários são causas frequentes da inflamação.
Nem sempre possui manifestação.
MENINGIOMA:
Meningioma, ou meningeoma, cerebral é um tipo de tumor benigno que se origina a partir das membranas que recobrem e protegem o nosso cérebro. Estas membranas são chamadas meninges, por isso o nome de meningioma ou meningeoma. Habitualmente os meningiomas apresentam crescimento lento e causam poucos sintomas, principalmente no início do seu desenvolvimento. Por isso, geralmente, a pessoa só descobre que tem um meningioma cerebral quando ele já está relativamente grande e é capaz de comprimir estruturas cerebrais e causar sinais e sintomas. Outras vezes, devido a essa característica de crescimento lento e silencioso, o meningioma é descoberto por acaso quando a pessoa realiza algum exame (Tomografia Computadorizada ou Ressonância Magnética) para avaliar outro problema como um traumatismo no crânio, por exemplo, e o meningioma é encontrado nas imagens. Nessa situação chamamos de “achado incidental” ou "fortuito", ou seja, o meningioma cerebral não estava causando nenhum sintoma importante e foi descoberto apenas por que apareceu em algum exame do crânio que o paciente fez por outro motivo. É extremamente frequente encontrarmos meningiomas