Apostila plc
Os componentes elétricos utilizados nos circuitos são distribuídos em quatro categorias: - os elementos de proteção elétrica, - os elementos de entrada de sinais elétricos, - os elementos de processamento de sinais, - e os elementos de saída de sinais elétricos.
Elementos de Proteção
Disjuntor
[pic][pic] [pic]
Dispositivo de manobra ( mecânico) e de proteção, capaz de estabelecer ( ligar ), conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito e, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais das especificadas para o circuito, tais como as de curto-circuito. Tem como função garantir a proteção, abertura e fechamento de um circuito sem risco de arco elétrico. Existem disjuntores a óleo e a Hexafluoreto de Enxofre ( SF6).
[pic]
[pic]. 1. Atuator - utilizada para desligar ou resetar manualmente o disjuntor. Também indica o estado do disjuntor (Ligado/Desligado ou desarmado). A maioria dos disjuntores são projetados de forma que o disjuntor desarme mesmo que o atuador seja segurado ou travado na posição "liga". 2. Mecanismo atuator- une os contatos juntos ou independentes. 3. Contatos - Permitem que a corrente flua quando o disjuntor está ligado e seja interrompida quando desligado. 4. Terminais 5. Trip bimetálico 6. Parafuso calibrador - permite que o fabricante ajuste precisamente a corrente de trip do dispositivo após montagem. 7. Solenóide 8. Extintor de arco
Curvas de Disparo
A norma de proteção estabelece que os disjuntores de curva B devem atuar para correntes de curto-circuito entre três e cinco vezes a corrente nominal. Enquanto isso, os de curva C atuam entre cinco e dez vezes a corrente nominal e, por fim, os disjuntores de curva D devem responder para correntes entre dez e vinte vezes a corrente nominal.